7 de jun. de 2011

Dúvidas, por que elas existem?

Dúvida (derivado do latim dubitare) é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber. Ela é a incerteza ou desconfiança em relação a uma idéia, um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessária uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita, e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas.

Dúvida tende a ser totalmente racional e nos causa a hesitação de agir, sendo necessário aplicar métodos mais rigorosos para procurar eliminar a hesitação. (Definição da Wikipédia - Enciclopédia Livre)

O que normalmente nos gera a dúvida é o medo ou a probabilidade de algo não dá certo ou estar errado. Claro quando se há um estudo do determinante da dúvida, e este estudo se torna aprofundado poderemos, sim, ter a certeza e claro quando temos a certeza, sabemos se algo é correto ou propicío para ação ou tomada de decisão.

Porém existem casos em que não há como se fazer um estudo ou um tipo de busca profunda para encontrar a certeza.

O medo este sim, é muitas vezes o forte alimento das dúvidas, O medo de dar errado, o medo de quebra a cara, o medo de perder tudo, o medo do que pode acontecer, o medo de investir... Sempre o medo do que virá pela frente.

A dúvida é como uma âncora, que nos prende, evitando assim muitas vezes a nossa progressão. Ela sempre é gerada como um mecanismo de defesa, mas muitas vezes este mecanismo serve apenas para nos atrapalhar.

Sempre existirá em nossas vidas momentos em que deveremos sim nos arriscar, onde a dúvida estará a nossa frente e provavelmente ela nos impedirá de agir. É aí onde mora o perigo, pois muitas vezes estas dúvidas nos fazem perder grandes oportunidades, oportunidades estas que poderiam ou podem literalmente mudar a nossa vida. Como exemplo quero citar o caso de um grande amigo meu.

"Era ele um tenente do exército brasileiro, ganhava um bom salário, mas chegou um tempo onde ele saturou com sua função no exército. O que ele fez? Pediu as contas e foi tentar montar seu próprio negócio, montou uma empresa de informática, onde daria se cursos e prestações de serviços na área, pensou ele, agora estou feito. No começou muito trabalho e grandes investimentos, poucos meses depois, quebrou, literalmente foi a falência. Imaginem o que deve ter passado na cabeça deste rapaz, jovem ganhava bem algo na casa de 6 a 7 salários mínimos, pede pra sair do exército, monta seu próprio negócio e literalmente vai a falência. Poucos meses depois apareceu uma nova oportunidade, para este falido jovem, novamente deveria investir alto e sim, havia seus riscos de não dar certo, novamente dependia somente dele. Como conseguir o dinheiro para investir, se agora era ele falido? Ele não se permitiu as dúvidas, fez o necessário, conseguiu o dinheiro novamente e investiu. Hoje, este jovem, é o diretor de uma das unidades da maior cooperativa da américa latina, reconhecido como embaixador da ONU e comendador da república pelos seus serviços prestados."

Agora imagine se ele se desse as dúvidas, o que ele perderia?  O que ele seria hoje? Se pergunte a você agora, vale a pena dar razão as dúvidas? É isso mesmo? Mesmo que haja um risco, ou que suas experiências passadas não tenham sido boas, permitasse, largue mão das dúvidas e siga em frente, você pode não ter a certeza, mas a sua frente poderá ter um caminho totalmente diferente e muito melhor do que aquele que antes você imaginou para você.

Caso você tenha sugestões de matérias pode enviar um email para: felipeadarocha@gmail.com -


Felipe Rocha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger