22 de out de 2009

Apple e Steven Jobs

História da Apple

A história da Apple, a marca da maçã, design, inovação e poder:
conheça a história da empresa que trouxe glamour e revolucionou
a história dos computadores pessoais.

O que leva milhares de americanos a formarem longas filas em frente
às lojas para comprar um smartphone? Qual a fórmula mágica para
ser uma das empresas de tecnologia mais respeitadas de todo o mundo?
Conheça um pouco sobre a história da Apple, marca responsável por
produtos inovadores e que enlouquecem uma legião de fãs a cada
lançamento. Quem diria que dois garotos hippies da Califórnia realizariam
o sonho de levar o computador - uma ferramenta, até então, desconhecida
de muita gente para dentro das casas de todo o mundo?
Pois bem, é assim que começa a história da maçã.

Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak, dois jovens apaixonados
por inovação, faziam parte de um grupo que montava seus
próprios computadores de forma bastante artesanal. Foi em
um dormitório de faculdade que a Apple Computers Inc. surgiu,
trazendo à tona o Apple I, projeto de um computador bastante
avançado para a época, mas que foi recusado por empresas já
consolidadas, como a Atari e a HP. O rústico Apple I, embora não
tenha sido um grande sucesso de vendas, o Apple I, que era apenas
a placa de circuito e custava cerca de 600 dólares
(o que hoje equivale a 5000 dólares), foi um bom começo e deixou os
rapazes esperançosos. A placa de circuito era geralmente armazenada
em uma caixa de madeira, de modo bastante rústico. O que era
um sonho hippie, acabou se transformando na maior promessa da
tecnologia e, mais que isso, em um culto. Afinal, há quem diga que
ao comprar um produto Apple, você não está simplesmente adquirindo
um MP3 Player ou um computador, mas sim um estilo de vida.
iNovação Com aperfeiçoamentos notáveis, o Apple I ganhou um sucessor,
o Apple II. Lançado em 1977, ele fez muito sucesso, apesar de seu preço
elevado cerca de 1,200 dólares, o que hoje equivale a 10 mil dólares.
Com características semelhantes às presentes nos computadores de hoje,
o Apple II vinha em um gabinete de plástico e com um teclado incorporado.
O modelo foi tão bem aceito no mercado, que perdurou até o início
dos anos 90. Mouse e interface gráfica. Do Apple II em diante,
a empresa resolveu apostar forte nos computadores com interface gráfica
e mouse, ideia que Jobs afirma ter "sido emprestada" da Xerox,
empresa onde computadores com interface gráfica eram desenvolvidos
há tempos. Para Jobs, a Xerox tinha em mãos uma ideia brilhante,
mas não sabia ao certo o que fazer com ela. A qualidade das interfaces
gráficas e dos próprios computadores da Xerox não era satisfatória e
o preço era exorbitante. Então, Jobs pegou os computadores da Xerox
como base para sua inspiração e trouxe inovações de cair o queixo do mundo
dos computadores.
Em 1983, um grande passo: o lançamento do Lisa, um computador
avançado com 1MB de memória RAM, dois drives de disquete,
disco rígido de 5MB e um monitor de 12 polegadas. Com uma
interface muito bem elaborada e uma suíte de aplicativos equivalente
ao Office atual o Lisa tinha tudo para ser um sucesso absoluto,
se não fosse o preço: 10 mil dólares da época. Interface monocromática,
um ponto negativo para as vendas, dois pontos para a experiência da
empresa, que utilizou o Lisa como base para o Macintosh, em 1984.
Com configurações semelhantes a de PCs da época, o Macintosh trazia
o sistema operacional Mac OS 1.0, responsável também por popularizar
a interface gráfica (GUI). iMarketing A era Macintosh não representa
apenas inovações nos produtos, mas também no modo com que empresa
alcançava seus clientes e em como os computadores Apple tornaram-se
objetos de desejo. Foi com o Macintosh que Steve Jobs resolveu arriscar e,
no intervalo do Super Bowl um dos maiores eventos esportivos dos EUA
veiculou um comercial que deixou milhões de americanos de olhos arregalados.
O vídeo de 60 segundos que você pode ver neste link consiste em uma metáfora
para a liberdade, em que o Grande Irmão (obra famosa de George Orwell)
que simboliza a gigante IBM. Esta foi a primeira grande demonstração de interesse
de Jobs pelo marketing, um ponto extremamente forte da empresa.
"Quando uma propaganda acaba se tornando um elemento da cultura pop,
é porque ela deu certo." Assim diz Steve Jobs, à respeito de propagandas
como a do iPod e as famosas "Get a Mac" que, assim como a propaganda de1984,
conquistou muitos adoradores dos produtos Apple e tiveram grande repercussão
no mundo todo.

Em 1985, o sucesso do Macintosh pareceu desestabilizar a empresa,
que resolveu demitir Steve Jobs e acabou por ficar também sem
Steve Wozniak, que voltou para a faculdade. A partir de então, os
computadores da Apple perderam o brilho e traziam uma interface
desatualizada para os padrões da época, com características que
desagradavam os consumidores. Esta foi uma verdadeira fase de declínio,
em que os inovadores e poderosos computadores da maçã não
representavam ameaça alguma para concorrentes como a Microsoft
e desapontavam os fãs. Foi apenas em1991 que a Apple começou a
acordar de seu pesadelo e lançou o primeiro PowerBook, um computador
portátil que reconquistou o público, alcançando um grande sucesso nas
vendas. PowerPC Apesar de estar reencontrando a estabilidade, a Apple
buscava novas tecnologias que pudessem bater de frente com os PCs de
seu grande inimigo. A escolha foi os processadores PowerPC, um
processador rápido eco-produzido pela IBM. Em 1994, a primeira leva
de computadores PowerPC entrou no mercado e, apesar das expectativas,
não foram tão bem aceitos assim. A incompatibilidade dos processadores
PowerPC com os utilizados anteriormente nos Macs, fizeram com que todos
os programas tivessem de ser reescritos, causando uma tremenda dor de
cabeça tanto para desenvolvedores quanto para os usuários. O PowerBook,
a solução da Apple foi criar um programa para emulação dos softwares,
o que causava lentidão e vários problemas no sistema. Assim que o tempo
passou, os softwares começaram a ser desenvolvidos apenas para processadores
PowerPC, amenizando o problema. Mesmo assim, até hoje se discute se a decisão da
Apple pelo PowerPC foi correta. iNesperado Apesar de todas as ações tomadas
pela empresa, em 1995 a Apple continuava em uma certa crise. Com problemas
para compra de peças e montagem de produtos, a empresa de Cupertino ainda
teve de lidar com questões jurídicas envolvendo a Microsoft e seu Windows 95,
que copiou descaradamente a interface gráfica do Mac. No final de 96, Steve Jobs,
fora da Apple desde 1985 já estava com uma empresa de tecnologia montada e a
todo vapor. A NeXT estava desenvolvendo computadores e tudo ia muito bem.
Foi então que a Apple sentiu a necessidade de ter Jobs de volta à empresa e
a melhor solução foi comprar a NeXT. O iMac original, de volta à Apple, as
mudanças de Jobs foram essenciais para reerguer a empresa. A começar pelo
corte na linha de produtos que, segundo Jobs, era extensa e complicada. O guru
da tecnologia resolveu cortar a linha de computadores Apple em menos da
metade, uma decisão que rendeu bons resultados. A partir de então, a Apple
tem sido uma empresa robusta que surpreende o mundo com seu design
inovador e tecnologia de cair o queixo. Alguns exemplos são o PowerBook G3,
em 1998, um laptop avançado para a época e cujo preço era acessível.
No mesmo ano, o iMac revolucionou o conceito de computador, trazendo
os componentes internos dentro de um monitor. A beleza do produto e a
ausência dos já conhecidos cabos conectores chamou a atenção do público
jovem e colaborou com a popularização da marca. iMusic Em 2001, o grande
lance da Apple: um player portátil de áudio e vídeodigital que deixou o mundo
em êxtase por seu design arrojado e novidades tecnológicas. Até hoje o iPod é
sinônimo de qualidade em player portátil e conta com uma linha para
variadas necessidades de tamanho físico e armazenamento. iPods para todos
os gostos. Basta sair nas ruas, parques ou academias para ver pessoas com os
clássicos fones de ouvido brancos para lá e para cá. Com um marketing intenso
e design agradável, o iPod revolucionou a música e colocou a Apple novamente
no topo das paradas. Ainda com a música em foco, a empresa lançou o iTunes,
um player moderno que armazena, organiza músicas e as sincroniza com
o iPod. Junto ao player, a iTunes Store, uma loja em que milhões de músicas
podem ser compradas online, por um preço razoável. iNcrível Também em 2001,
o Mac OS, sistema operacional da Apple, sofreu grandes mudanças e foi
reconstruído tendo o UNIX como base. Extremamente mais robusto e
agradável, o sistema operacional Mac OS X é considerado, pormuitos, o melhor.
Área de trabalho do sistema operacional da Apple. Em 2006, o MacBook,
o famoso laptop branco da maçã, foi um sucesso de vendas absoluto por trazer
um processador Intel (em vez do PowerPC) e recursos interessantes por um
preço bastante acessível se comparado a seus antecessores. Todos os
computadores Apple de hoje trazem o processador Intel que oferece mais
rapidez, estabilidade e compatibilidade aos computadores damarca. Mais que
um hardware e sistema operacional de qualidade, osMacBooks e iMacs tornaram-se
objeto de desejo e culto. iPod shuffle: menor que um isqueiro. Mais recentemente,
o que alavancou a marca foi o iPhone, um smartphone de notável tecnologia,
com funções de áudio, câmera, internet e muito mais. Utilizando uma tela multitouch
e uma versão reduzida do sistema operacional Mac OS X, o iPhone vendeu mais de
1 milhão de unidades em apenas 74 dias. MacBooks poderosos, iMacs que carregam
toda a potência de um computado rdentro do próprio monitor e iPhones cada vez mais
versáteis. Além disso,a empresa mostra ao público tecnologias que visam a
portabilidade, como o incrível MacBook Air e o iPod nano 3G, peças que provam o
poder da Apple no mundo da tecnologia. Quem mordeu a maçã de Cupertino?
A maçã é pop: todo mundo já viu, todo mundo conhece. Mas como surgiu a ideia
de ter como símbolo de uma empresa de tecnologia uma maçã mordida?
A versão mais plausível e conhecida é a que o símbolo seria uma referência
a Newton, que se deu conta da lei da gravidade ao observar uma maçã caindo
da macieira. Outra analogia possível seria com Adão e Eva, os personagens bíblicos,
em que a maçã representaria todo o conhecimento e a mordida, a aquisição do mesmo.
As caras da Apple. O primeiro logo da empresa era um tanto quanto exagerado e
representa a cena de Newton e sua maçã. Não é preciso nem pensar duas vezes para
ter certeza de que o logo não iria fazer sucesso, afinal, ele vai totalmente contra um
dos mais fortes princípios de Jobs: a simplicidade. Percebendo tudo isso,
Jobs caiu na real e deu a luz a um dos mais famosos símbolos de todos os
tempos: a maçã mordida. A Apple é um fenômeno impressionante que está
tirando o sono de muitas empresas como a própria Microsoft. Cada vez que Steve Jobs
sobe ao palco com seu visual minimalista para anunciar um novo produto,
o mundo para. Afinal, todos querem saber o que a mais inovadora empresa
do Vale do Silício anda aprontando e ninguém quer perder a chance de dar uma
mordida na maçã.

Se você se interessa pela empresa de Cupertino e quer conhecer
um pouco mais de sua história, a equipe do Baixaki recomenda
assistir ao filme"Piratas do Vale do Silício", que mostra a fundação da
Apple e da Microsoft, bem como todas as suas rivalidades. Há também um
livro bastante interessante e que foi lançado recentemente chamado
"A Cabeçade Steve Jobs", do jornalista Leander Kahney. O livro conta
a história de Steve Jobs e da Apple de maneira bastante completa.
Steve Jobs em um de seus clássicos lançamentos. Curiosidades O "i"
encontrado na frente do nome de vários produtos da marca
(iPod, iPhone, iMac) originalmente representava a "internet" mas,
passado algum tempo, adquiriu a conotação de pessoal, uma vez que
"I",em inglês, significa "eu". iPods compatíveis com o sistema operacional
Windows não começaram a ser vendidos até 2002. O primeiro slogan da
empresa era "Byte into an Apple" frase ambígua para um byte dentro
de uma maçã ou morda uma maçã. A grande maioria das pessoas
ue compram um produto da Apple, permanecem fiéis à marca.

Bom gente é isso aí e até o próximo post.
Abraços.
Felipe Rocha

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